quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Jonh Cage 4'33" - o contemporâneo na música

John Cage (1912 - 1992)
 É um dos artistas mais influentes do século XX. Destacou-se, principalmente por seu trabalho como músico, e atuou com diversos grupos interdisciplinares.
A música 4'33" de 1952, é uma peça de caráter conceitual, feita de quatro minutos e trinta e três segundos de silêncio, ou seja, ninguém toca nada durante este tempo como podemos ver nas performances abaixo.
.

Na experiência que Cage fez numa sala anecoica (sem eco, com baixa reverberação), que são salas especiais feitas para estudos de equipamentos, onde há um grau de silêncio que não existe na natureza, ao sair da sala após um longo período, Cage perguntou ao técnico responsável o que eram dois sons, um agudo e outro grave, que ele ouviu. O técnico respondeu-lhe que eram os sons do corpo humano, o sistema nervoso e o circulatório. 
Considerando portanto, as implicações desta descoberta, a peça 4'33" não é exatamente sobre o silêncio, mas sobre os sons que acontecem durante o tempo de sua execução. Sons que observamos nas duas performances acima.

Fonte: 
Frenda, Perla; Tatiane Cristina Gusmão; Hugo Luís Barbosa Bozzano. Arte em Interação.1 ed. São Paulo: IBEP, 2013. p.107

Pesquisar aqui

Frase do dia