sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Realismo












































Caríssimos alunos.
eis o resumo da aula. Bom proveito


·         Antes do Realismo os temas se limitavam a fatos do mundo moderno; reproduzidos perfeitamente, mas sempre idealizados e teatrais.  Com o Realismo os temas eram representados com sobriedade, camponeses e classe trabalhadora urbana ao invés de deuses, deusas e heróis da antiguidade; o que era real e palpável.
·         O Realismo é um estilo de época que predominou na segunda metade.
·         Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades. O homem europeu, que tinha aprendido a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade. São características do Realismo  cientificismo, valorização do objeto, sóbrio e o minucioso, expressão da realidade e dos aspectos descritivos.
·         São as características da pintura realista: representação da realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza, ou seja, o pintor buscava representar o mundo de maneira documental; ao artista não cabe "melhorar" artisticamente a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é; revelação dos aspectos mais característicos e expressivos da realidade.
·         Gustave Courbet foi considerado o criador do realismo social na pintura porque procurou retratar em suas telas temas da vida cotidiana, principalmente das classes populares. E manifesta sua simpatia particular pelos trabalhadores e pelos homens mais pobres da sociedade no século XIX.
·         O primeiro artista a incluir na arte pessoas discriminadas na época, como mulheres e os negros foi Eakins
·         Auguste Rodin - não se preocupou com a idealização da realidade. Ao contrário, procurou recriar os seres tais como eles são. Além disso, os escultores preferiam os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Sua característica principal é a fixação do momento significativo de um gesto humano. Algumas obras: O pensador, O beijo e os burgueses de Calais.
·         Na arquitetura realista os arquitetos e engenheiros procuram responder adequadamente às novas necessidades urbanas, criadas pela industrialização. As cidades não exigem mais ricos palácios e templos. Elas precisam de fábricas, estações, ferroviárias, armazéns, lojas, bibliotecas, escolas, hospitais e moradias, tanto para os operários quanto para a nova burguesia.
·         Em 1889, Gustavo Eiffel criou a  torre Eiffel, importante cartão postal da “Cidade Luz”,  é o logotipo  de Paris..
·         A comédia realista foi chamada de “comédia” porque tinha sempre um final feliz.
·         O teatro realista tinha como parâmetro estrutural a identificação emocional do espectador com a história da obra.
·         A  expressão quarta parede usada no teatro realista representa uma divisão imaginária entre o público e os atores. 

Pesquisar aqui

Frase do dia