sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Exercícios - Realismo


Revisando a aula anterior



1)  Antes do Realismo os temas se limitavam a fatos do mundo moderno; reproduzidos perfeitamente, mas sempre idealizados e teatrais.  Com o Realismo quais eram os temas e como eram representados?

2)      Qual é o significado do termo Realismo?  

3)      Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades. O homem europeu, que tinha aprendido a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade. Quais eram as características do Realismo?

4)      Quais são as características da pintura?

5)      Porque Gustave Courbet foi considerado o criador do realismo social na pintura?

6)      Quem foi  o primeiro artista a incluir na arte pessoas discriminadas na época, como mulheres e os negros?

7)      Fale sobre a escultura de Rodin.

8)      Cite e comente três  obras de Rodin.

9)      Fale sobre a arquitetura realista.

10)   Quem foi o criador da Torre Eiffel e o qual é a sua importância para Paris, “Cidade Luz”?

11)   Quais foram os pensadores que exerceram influências filosóficas no Realismo?

12)   No teatro, o Realismo foi precedido por um movimento teatral que surgiu na França entre 1843 a 1853, chamado École du bon sens (Escola do senso comum ou Escola do bom senso) . Esse movimento é um momento histórico em que a arte esteve a serviço da burguesia. Qual foi o tipo de teatro originado da École du bon sens?

13)   Porque a comédia realista foi chamada de “comédia”?

14)   O que o teatro realista tinha como parâmetro estrutural?

15)   Qual é o significado da expressão quarta parede usada no teatro realista?

16)   Que artista considerado como primeiro pintor realista brasileiro?

17)   O teatro realista brasileiro retrata a realidade do povo, destacando os principais problemas sociais. E seus personagens são trabalhadores e pessoas simples.  Quais são os representantes brasileiros desse tipo de teatro?

18)   Destaque três pintores representantes do realismo francês.

19)   Observe estas obras, compare-as e responda ao que se pede:
 a)      De que trata o quadro pintado por Gustave Courbet?
b)      Como a cena está retratada? Há ênfase em elementos que dão a ela algum cunho heroico, ou apresentam-se elementos cotidianos a um funeral da França do século XIX?
c)       Friedrich é um pintor do Romantismo. Assim, os elementos retratados em sua obra idealizados. Nesse quadro, há essa idealização romântica? Aponte elementos que confirmem a sua resposta.
d)      Comparando as duas obras, qual delas representa uma perspectiva mais exótica e sofisticada da vida? Por que?
e)      Qual delas retrata apenas uma das realidades inevitáveis da existência humana?

20)   As duas obras apresentadas representam mulheres em um momento de leitura. Analise a postura, o modo de vestir (alinho / desalinho) de cada uma delas e responda:
 a)      qual das cenas se aproxima mais de uma situação real de leitura?

b)      qual representa uma figura feminina mais natural e menos idealizada?


 21)   Autor dos clássicos Picando Fumo e Caipiras Negaciando, este paulista de Itu foi um dos primeiros  pintores a  consagrar em suas telas a temática genuinamente brasileira e paulista, assim como o fez seu co-estaduano Monteiro Lobato em Cidades Mortas. Trata-se de
a)      Antônio de Alcântara Machado
b)      José Ferraz de Almeida Júnior
c)       Pedro Weingartner
d)      Antônio Parreiras
e)      Belmiro  Barbosa de Almeida.

22)   A pintura no Brasil pode ser dividida em três grandes escolas: Barroco, Neoclassicismo e Modernismo. Dentro do Neoclassicismo, que abrange o Primeiro e o Segundo Império, destacam-se três gerações: a primeira mais formal e “francesa”, a segunda mais nacional e a terceira mais “realista” e até “impressionista”. Podem ser indicados como representantes dessas gerações, respectivamente,
a)      Rugendas, Eckhout e Mestre Ataíde
b)      Mestre Ataíde, Debret e Almeida Júnior
c)       Debret, Pedro Américo e Belmiro Barbosa de Almeida
d)      Rodolfo Amoedo, Almeida Júnior e Antônio Parreiras.
e)      Vítor Meireles, Pedro Américo e Eckhout.

Pesquisar aqui

Frase do dia