terça-feira, 24 de maio de 2016

Exercício de revisão - Romantismo




1. Compare o Neoclassicismo do século XVII com o Romantismo que surgiu como reação ao movimento artístico precedente. Dê exemplos com imagens de obras de arte e arquitetura.
 2. Observe com atenção a reprodução de fuzilamentos de 3 de maio de 1808, de Goya. Esse quadro nos mostra um grupo de patriotas espanhóis sendo fuzilado por soldados de Napoleão. É um quadro de grandes dimensões (268 cm x 347 cm), que tem uma extraordinária força dramática. 
 Destaque elementos que contribuem para esse efeito, respondendo às questões a seguir e acrescentando outras observações.
a) A luz converge para o centro da cena, para onde é atraído o olhar do observador. Aponte esse foco e comente a sensação que temos ao observá-lo.
b) Descreva a imagem do homem morto no primeiro plano, comentando o aspecto que imprime dramaticidade à cena.
c) Qual a expressão dos homens que estão sob a mira dos soldados?
d) De que modo é trabalhada a luminosidade nessa pintura?

3. Observe atentamente a reprodução de A Liberdade guiando o povo. Esse quadro retrata a revolta contra a monarquia que abalou Paris em julho de 1830. Observe seus detalhes e responda:
a) Os personagens que seguem a Liberdade não são nobres. Como o pintor mostra isso?
b) A Liberdade tem um barrete frígio na cabeça. O que ele representa?
c) As cores da bandeira francesa são um dos elementos mais expressivos do quadro. Indique onde elas aparecem?
d) A figura da Liberdade é estática ou dá a ideia de movimentos? Quantos elementos indicam isso?

4. Como o estilo neoclássico se traduziu na arquitetura e na pintura europeia da época?

5. Aponte alguns princípios estéticos e alguns temas da pintura romântica

6. O Romantismo foi um movimento amplo que atingiu todos os campos da arte e se expandiu por quase todo o mundo. Entre suas principais características estão a ênfase na expressão das emoções e a valorização do sentimento nacional. Na música, por exemplo, grandes compositores românticos procuraram inspiração na música folclórica de seus países, nas danças populares e em episódios históricos e de seu povo. Ouça a Abertura 1812 de Tchaikovsky, que tem por motivo a vitória da Rússia sobre as tropas invasoras de Napoleão. Note como a música retrata com vigor e emoção a violência da batalha e a coragem dos combates.
a) Como o compositor consegue esse efeito?
b) Em certo momento, ouve-se A marselhesa, hino nacional da França. O que simboliza essa citação?
c) No fim, perceba o toque dos sinos. O que ele indica?

7. (UFPE) O Romantismo, como movimento cultural do século XIX, merece destaque pelas críticas que já fazia à forte presença do racionalismo na sociedade ocidental da época e pela sua ampla e rica produção intelectual e artística. Sobre o Romantismo, podemos afirmar que foi um movimento:
De nostalgia cultural, que buscou a recuperação das regras do Classicismo, as quais dominavam a arte conservadora do século XVIII
De grande diversidade cultural, com obras de artistas e pensadores como Schiller, Chopin, Byron e Goethe, importantes filósofos, compositores, pintores e escritores.
Que, no século XIX, esteve na base das grandes revoluções que combatiam o capitalismo; foi amplamente renovador, no contexto mundial, pelas suas utopias exclusivamente socialistas.
Restrito à pintura e à música, sem expressões de destaque na poesia e na literatura em prosa, pois as via com perspectivas bastante acadêmicas.
De convergência das forças conservadoras da época, com valor histórico secundário; foi um movimento bastante mistificado pelos políticos alheios às mudanças.

8. Ouça uma polonaise, de Frédéric Chopin (1810-1848). Ele compôs várias obras assim chamadas em homenagem a sua terra natal, a Polônia. Em sua opinião, que características da música podem ser associadas ao Romantismo?

Pesquisar aqui

Frase do dia