sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Chelpa Ferro Live Performance - Hibridismo na arte






O que é Hibridismo na arte?

Atualmente muito se discute o  Hibridismo na Arte Contemporânea. Vamos procurar conhecer um pouco sobre esta arte. Comecemos pela definição de híbrido.

Adj. e s.m. Diz-se de, ou animal ou vegetal que resulta de cruzamento: a mula é híbrido do asno e da égua. / Gramática Que é composto de palavras de duas ou mais línguas diferentes, como automóvel. / Fig. Em que há mistura de duas espécies diferentes: tinha uns belos olhos de cor híbrida. / Irregular, misto.
               
Cada vez mais se produz em Arte trabalhos  que utilizam mais de uma linguagem como se pode observar no vídeo do artista Chelpa Ferro, apresentado acima.
No vídeo o artista mistura experiências com música eletrônica, instalações tecnológicas, vídeos, imagens, elementos culturais étnicos em apresentações ao vivo e exposições. Faz uma apresentação dialogando com a música, dança, teatro, vídeo e cinema. Ou seja, o artista faz uma Performance Híbrida ou Performance Arte.

A Performance Híbrida é a conexão que extrapola as diversas linguagens, culturas, sociedades para formar algo.
Segundo Renato Cohen, em seu livro Performance como linguagem:

[...] é impossível falar-se de uma linguagem pura para a performance. Ela é híbrida, funcionando como uma espécie de fusão e ao mesmo tempo como uma releitura, talvez a partir da sua própria ideia da arte total, das mais diversas – e às vezes antagônicas – propostas modernas de atuação. (COHEN, 2004, p.108)

Portanto, nos dias atuais pode-se dizer que a Performance Arte é a que explora o hibridismo em sua plenitude e abrangência.

É impossível aplicar-se uma definição única para a Performance Híbrida, pois esta  é uma linguagem em mutação, se pensarmos em definições como: Artes Visuais, Teatro, Dança, Música, Cinema. Visto que ela pode ou não ser única; de uma identidade ou de um grupo; multicultural; multimídia. Porém há algo na Performance Híbrida  que a caracteriza que é a criatividade do artista ao expressar a sua vivência, a sua visão e percepção do mundo  e do seu entorno..

Para saber mais:

Performance como consolidação da arte híbrida na educação. http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=72301

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2004.
http://www.dicionariodoaurelio.com/Hibrido
DICIONÁRIO DO AURÉLIO ONLINE. Híbrido. Disponível em: <http://www.dicionariodoaurelio.com/Hibrido>. Acesso em Fev. 2016.
YOUTUBE. Chelpa Ferro Live Performance. Disponível em: <http://youtu.be/UtEngE0JUKo>. Acesso em Fev. 2016.

Pesquisar aqui

Frase do dia