sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Atividade de Arte para responder - Renascimento


Professora: Maria Umbelina Marçal Gadelha
Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias   
Disciplina: Arte

Aluno(a): ............................................................


1.      (UEPE) Leonardo da Vinci (1452 – 1519) é um representante do homem moderno renascentista. Empenhou-se em conhecer leis que regem a natureza e em transformar conhecimento em técnica. Foi um cientista e um artista. Sobre a arte renascentista, é correto afirma que:

1)   A utilização da técnica de aquarela, na pintura, foi dominante em toda a Itália e proporcionou uma melhor compreensão do mundo.
2)   Foi valorizada pela burguesia; entretanto, não adquiriu prestígio social.
3)   Foram experimentados novos materiais, como a tinta a óleo, e a pintura mural, e a utilização de novas técnicas, como a perspectiva.
4)   Teve suas primeiras manifestações no norte da Itália, com Giotto.
5)   Abordou temas como a dignidade, a individualidade e a racionalidade do homem.
·         Estão corretas apenas:
a)      1, 2 3 4
b)      2, 3 e 5
c)      1, 4 e 5
d)     3, 4 e 5
e)      2, 3 e 4

2.      (Mack – SP, adaptado) Dentre as principais características do movimento denominado Renascimento Cultural, encontradas nas obras de Leonardo da Vinci, podemos destacar
a)    E) a arte humanista e a ausência da perspectiva linear
b)   O antropocentrismo e o humanismo
c)    O bidimensionalismo estético e a desvalorização do ser humano
d)   O naturalismo e o geocentrismo
e)    O teocentrismo e o uso de conceitos irracionais abstratos.

3.      (UFSM - RS) A estátua Laocoonte e seus filhos, produto do helenismo, foi desenterrada em Roma, em 1506, impressionou Michelangelo (1475 – 1564) e influenciou seu trabalho em Juízo Final.
·         Com base no trabalho de Michelangelo, pode-se considerar correta a seguinte afirmação:
a)      A arte restaura os valores da polis grega: a exaltação da razão, a morte dos deuses, a hegemonia da assembleia popular.
b)      Sua obra rompe com o naturalismo e inaugura as formas da arte moderna:  a ênfase no abstrato
c)      seu modo de representar a figura humana se opõe ao hedonismo e a glorificação do natural
d)     Sua colaboração artística se insere no movimento intelectual que forma os valores modernos: naturalismo e individualismo.
e)      Seu trabalho glorifica o divino e o extraterreno em oposição ao humano e natural.

4.      (UNIFESP) Houve, nos últimos séculos da Idade Média ocidental, um grande florescimento no campo da literatura. Contudo, se no âmbito da primeira predominou a unidade (arquitetônica). O estilo que marcou essa unidade arquitetônica corresponde ao:
a)      Barroco
b)      Clássico
c)      Gótico
d)     Renascentista
e)      Românico

5.      Com base no trabalho de Michelangelo, pode-se considerar correta a seguinte afirmação:
a)      Sua arte restaura os valores da polis grega: a exaltação da razão, a morte dos deuses, a hegemonia da assembleia popular.
b)      Sua obra rompe com o naturalismo e inaugura as formas da arte moderna:  a ênfase no abstrato
c)      Seu modo de representar a figura humana se opõe ao hedonismo e a glorificação do natural
d)     Seu trabalho glorifica o divino e o extraterreno em oposição ao humano e natural
e)      Sua colaboração artística se insere no movimento intelectual que forma os valores modernos: naturalismo e individualismo.

6.      (UEL – PR, adaptado) A capela proporciona uma clara percepção do espaço contido dentro de suas paredes [...]. A famosa fachada da capela Pazzi, que repousa, esbelta e ágil, sobre seis colunas coríntias, é um modelo de elegância, de comedimento decorativo e de sutil manipulação de espaços. Também exemplifica o apreço, tão comum nos primeiros templos do Renascimento, pela clareza e pela simplicidade, por suas proporções geométricas. [...] os quadrados inferiores dessa área também são subdivididos em quatro painéis. A lateral desses painéis é o chamado número de ouro do edifício, ou seja, a unidade de medida em que se divide exatamente qualquer outra parte dele [...].
LETTS, Rosa Maria. O Renascimento.  Rio de Janeiro. Zahar, 1982. P.48-9

·         Com base na descrição da capela Pazzi, obra arquitetônica de Filippo Brunelleschi, e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir:
I. Os elementos utilizados na descrição da capela Pazzi (equilíbrio, harmonia e clareza) compõem as representações culturais típicas da Europa renascentista.
II. A capela Pazzi, em Florença, é um exemplo típico da arquitetura gótica, cuja forma era envolvida por uma dimensão mais mítica do que racional.
III. Na arquitetura renascentista, o edifício ocupa o espaço baseando-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto que se coloque.
IV. a harmonia renascentista na arquitetura, representada pela complexidade e rebuscamento das formas, objetivava suscitar emoções que fortalecessem a religiosidade medieval.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a)      I e III
b)      II e IV
c)      III e IV
d)     I, II e III
e)      I, II e IV

7.      (PUC-SP) Leia as afirmações a seguir:
I. A arte medieval deixou registros de um profundo desejo coletivo de enaltecimento da obra divina, procurando sempre representar o equilíbrio da natureza e a perfeição do físico humano.
II. A arte vitral, as esculturas e os murais pintados nos templos cristãos, durante a Idade Média, propiciaram tanto a criação de uma atmosfera sublime nesses interiores, quanto a iniciação dos freqüentadores, por meio dos ícones expostos, na história bíblica.
III. A música praticada nos cultos cristãos medievais tinha, essencialmente, um caráter litúrgico.
Seus praticantes, os menestréis, buscavam inspirações nos sons cotidianos, que resultavam em composições cuja riqueza polifônica exercia fascinação nos religiosos. É (são) correta(s):
a)      A afirmação I, apenas
b)      A afirmação II, apenas
c)      As afirmações I e II, apenas
d)     As afirmações I, II e III
e)      As afirmações II e III, apenas.

8.      (UFSM- RS)Davi de Michelangelo, é expressão do (a) :
a)      junção da tradição bíblica com a herança greco-romana
b)      repúdio renascentista em relação às figuras da Bíblia
c)      visão teocêntrica dos humanistas racionalista
d)     crise da cultura antropocêntrica e naturalista
e)      desconhecimento da arte clássica

9.      (UFSM - RS) A estátua Laocoonte e seus filhos, produto do helenismo, foi desenterrada em Roma, em 1506, impressionou Michelangelo (1475 – 1564) e influenciou seu trabalho em Juízo Final.
Com base no trabalho de Michelangelo, pode-se considerar correta a seguinte afirmação
a)      Sua obra rompe com o naturalismo e inaugura as formas da arte moderna: a ênfase no abstrato
b)      Seu modo de representar a figura humana se opõe ao hedonismo e a glorificação do natural
c)      Seu trabalho glorifica o divino e o extraterreno em oposição ao humano e natural.
d)     Sua colaboração artística se insere no movimento intelectual que forma os valores modernos: naturalismo e individualismo.
e)      Nenhuma das alternativas
 



Pesquisar aqui

Frase do dia