quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

PROJETO “ CARNAVAL POTENCIAL EM 2016”





 Portela na Avenida. Clara Nunes no programa do Chacrinha.
Tema: Carnaval
Período: 01 a 05 de fevereiro de 2016
Pessoas envolvidas: alunos do Ensino Fundamental e Médio, professores, coordenadores, direção e pessoas da comunidade.

JUSTIFICATIVA:
Como estamos em fevereiro, o tema carnaval se impõe, e como esta cultura constitui um corpo complexo de costumes, tradições, símbolos, mitos, imagens e ritmos que penetram os indivíduos, provocam seus instintos e orientam suas emoções, a equipe de professores desta escola reuniu-se e concordou em trabalhar com este tema explorando todas as áreas de sua abrangência.

OBJETIVOS:
Geral:
Trabalhar a história do carnaval, sua origem, modalidades e evolução, de forma coletiva para que se conheça, analise e se reflita sobre os benefícios e conseqüências desta festa.

Específicos:
Fazer uma análise comparativa sobre o carnaval de antigamente e tempos atuais;
Reconhecer o carnaval como a maior festa popular brasileira;
Conhecer as modalidades de carnaval no Brasil, no Nordeste, no Município e em outras partes do mundo;
Estimular a construção da escrita da história do carnaval através de pesquisa e coleta de dados;
Levantar dados gerais sobre a composição de uma escola de samba.
Desenvolver a capacidade de observação e análise;
Vivenciar fatos carnavalescos da história e o sentido do evento;
Organizar entrevistas e palestras com carnavalescos, historiadores e pessoas da comunidade;
Entender a necessidade de uma melhor conscientização em relação à diversão e liberdade;
Estimular o aluno a adotar medidas preventivas contra DST, drogas, abuso sexual, etc.

PROBLEMA:
Qual é a origem do carnaval e como tem sido sua evolução no tocante aos valores e contra-valores vivenciados neste período?

HIPÓTESE:
A produção de textos com conteúdo sobre o carnaval pode contribuir para a compreensão da sociedade, cultura e realidade do mundo em que vivemos.

METODOLOGIA:
Pesquisa bibliográfica: livros, revistas, sites.
Pesquisa de campo: historiadores e carnavalescos locais, médicos e pessoas da comunidade.

TRABALHO COLETIVO:
Compartilhar descobertas de visão da cultura;
Identidade social; importância do patrimônio histórico e cultural para a comunidade. O ser humano como produtor da cultura;
Redescobrir momentos históricos junto à comunidade;

EXECUÇÃO: sensibilização, concretização, integração e exposição.
Sensibilização: Ouvir músicas carnavalescas diversas, ver fotos e imagens de carnavalescas ou assistir a um filme;
Concretização:
Sorteio das equipes para TG;
Momento das pesquisas e entrevistas; de apresentação das pesquisas em classe; de confecção de ornamentos alusivos a assunto para enfeitar o colégio; de criação de textos e paródias; concurso de paródias; palestras; socialização dos trabalhos e festa de encerramento.

INTEGRAÇÃO: abordagem interdisciplinar

BIOLOGIA: DST e métodos contraceptivos;
QUÍMICA: Drogascomposição e efeitos; prejuízos da droga no organismo humano.
CIÊNCIAS: DST, gravidez e aborto;
GEOGRAFIA (Ensino Fundamental): carnaval no Brasil; regionalização; a influência do carnaval no turismo – hábitos e costumes;
HISTÓRIA: história do carnaval no Brasil; os diferentes ritmos e danças;
GEOGRAFIA / História (Ensino Médio): o carnaval no mundo – origem e história
PORTUGUÊS: produção de textos (paródias), interpretação de textos e músicas, gramática dos textos.
LITERATURA: elaboração de textos informativos; pesquisa sobre obras literárias com depoimentos de ex-usuários de drogas ou livros informativos e reportagens sobre o tema;
RELIGIÃO: ética e valores;
ARTE/MÚSICA: estudo e análise sobre o carnaval local; elaboração de mural com cartazes e folheto; confecção de máscaras e palhaços para ornamentação do espaço; pesquisa sobre os cantores, compositores ou outros artistas que tenham sido vitimados pelo uso da droga;
MATEMÁTICA: pesquisa de dados sobre o uso de drogas e de seus efeitos na vida das pessoas; elaboração de gráficos a serem divulgados nos cartazes (ex: gráfico indicando a quantidade de pessoas a cada 100, que são fumantes no Brasil); dados sobre o número de acidentes ou mortes envolvendo motoristas alcoolizados, principalmente de adolescentes; de números de adolescentes grávidas e de abortos após as festividades de carnaval; estimativas de lucros para o comércio local; estimativa de empregos temporários.
SOCIOLOGIA: estudo do comportamento (interação social) na sociedade antes e depois do carnaval.
FILOSOFIA: discutir a origem das festas nas épocas (antiga, medieval e atual); visão crítica sobre as propagandas e liberdade no carnaval.

TEMAS TRANSVERSAIS:
Ética e cidadania – respeito e valores morais;
Pluralidade cultural – diferentes formas de transmissão de conhecimento de culturas diversas; formação do cidadão valorizando a nossa cultura, nossas tradições.

ATIVIDADES:
Pesquisas
Confecção de ornamentos
Apresentação dos trabalhos
Escolha do bloco de carnaval mais animado; bloco de carnaval mais original; da garota e do garoto “Folia”; da mais bela fantasia; da fantasia mais original e da melhor paródia
Potenfolia.

CRONOGRAMA:
Início:
Exposição dos trabalhos:
Palestras: Drogas e sexo
Culminância: palestra seguida do  Potenfolia.

Maria Umbelina Marçal Gadelha
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http://umbelinagadelha.blogspot.com.br/2012/02/lindos-e-fofos-cart-www.html

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