terça-feira, 13 de novembro de 2012

Exercício de Libras



1)      Transcreva as frases para Libras de acordo com as regras do Sistema de Transcrição:
a)      Ele é filho adotivo do meu tio
EL@ FILH@ ADOTIV@ TI@ ME@

b)      O adultério pode ser um problema futuro.
  FUTURO ADULTÉRIO PODER SER PROBLEMA

c)     muito
     Eu dei muitos presentes ao meu afilhado.
DAR AFILHAD@ PRESENTE

d)     Na minha família, eu tenho ancestrais surdos.
 FAMÍLIA ME@ TER ANCESTRAL + SURD@

e)      Eles dois são casados de verdade.
ELA SER CASAD@ VERDADE

f)       Meu noivo estuda na Faculdade de Administração.
 NOIV@ ME@ ESTUDAR FACULDADE ADMINISTRAÇÃO

g)      Ele é bom advogado
EL@ SER BO@ ADVOGAD@

2)      Transcreva as frases para o português:

a)      FAMÍLIA CONSOLAR MULHER VIÚV@ ABATID@
 A família consola a viúva abatida.

b)      ONTEM ROUBAR ME@ CACHORR@ ABORRECID@muito.
Roubaram meu cachorro ontem, estou muito aborrecido.

c)      ANSIEDADE RUIM SAÚDE.
Ansiedade é ruim para a saúde

d)  EU VER AMIG@ ÁRVORE pessoa CAIR BRAÇO QUEBRAR EU                           APAVORAD@ LEVAR HOSPITAL.
 Eu vi minha amiga cair da árvore, quebrou o braço e apavorada levei-a para o hospital.

e)      ELA PRECISAR CONFIANÇA EMPREGAD@.
Ela precisa ter confiança na empregada.

f)       USA AMBIÇÃO BRASIL POR-CAUSA FLORESTA MONTANHA RIO DIVERSO+.
As florestas, montanhas e rios brasileiros causam ambição na USA.

g)      SABER VOCÊ PASSAR VESTIBULAR EU ALÍVIO!
 Fiquei aliviado ao saber que você passou no vestibular.

3)      Identifique os Parâmetros principais dos Sinais listados abaixo:
a)      DIA
CM: mão em D com palma para fora
PA: tocando a lateral da cabeça
M: afastar

b)     DESCULPAR
CM: mão em y com palma para dentro
PA: tocando o queixo
M: sem movimento

c)      ENTENDER
 CM: direita aberta com palma para a esquerda
PA: tocando a têmpora
M: girar o pulso

d)     APRENDER
CM: mão direita em C com palma para a esquerda
PA: tocando a têmpora
 M: abrir e fechar a mão várias vezes

e)      SEXTA-FEIRA
CM: mão direita em X com palma para trás
PA: tocando a bochecha
 M: raspar

f)       GOSTAR
CM: mão direita aberta palma para dentro
 PA: tocando o peito
M: circular

4)      Explique brevemente o papel dos CLASSIFICADORES nas Línguas de Sinais.
 Nas línguas de sinais os classificadores são usados para especificar o movimento e posição de objetos e pessoas ou para descrever o tamanho e a forma de objetos.
  
5)  Exemplifique alguns dos principais Tipos de Classificadores encontrados nas Línguas de Sinais.
a)      Descritivo: uma pessoa andando num labirinto.
(Classificada de pessoa + andar em ziguezague)
Lágrimas caindo dos olhos.
Carro batendo no poste.

b)      Especificadores: fumaça do cigarro, fumaça explosão de bomba.
c)      Plural: muitas árvores
Muita gente (multidão)

Pesquisar aqui

Frase do dia