segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ambientes Interativos


Os espaços definidos para o conhecimento antigamente, eram as instituições escolares e bibliotecas de onde os alunos deveriam sair formados. Atualmente o conhecimento pode ser adquirido nessas instituições e nos ambientes virtuais, espaço que possibilita novas formas de aprender, pensar, socializar e educar. Esses ambientes ampliam as possibilidades de comunicação com áreas distintas do saber, transformando o ensino através da interatividade que amplia relações de poder e saber; desperta a atenção do aluno para o novo o que pode motivar a aprendizagem.

Diante da tela virtual o aluno navega assumindo uma relação de troca com o professor e com outros internautas, uma viagem de conhecimento que rompe o vinculo estrutural convencional, pois além do conhecimento do professor, é necessário o diálogo entre os participantes. Mas há exigências necessárias para o ensinamento interativo como: nova pedagogia, conhecimentos específicos, conhecimento tecnológico, conexão e atualização. 

É inegável a atração que esse novo ambiente exerce nas pessoas, principalmente na juventude. E, se utilizado como ambiente educacional, poderá auxiliar bastante o trabalho do professor, visto que os alunos exercem bastante domínio sobre o seu uso.

Todas as ferramentas (e-mail, Orkut, MSN, blog etc) podem ser utilizadas como espaço de aprendizagem, desde que seja feito um planejamento prévio do gestor, adequando-as às suas necessidades e objetivos e escolhendo o conteúdo mais adequado para cada tipo de ferramenta a ser utilizado.

Quando tutoriei um curso de formação continuada no Programa Formação pela Escola, trabalhei com o fórum cuja experiência foi válida, mas enfrentei dificuldades, pois muitos cursistas ainda não tinham completo domínio da informática, além dos problemas com a conexão.

Em relação ao blog, nós o utilizamos como agenda de eventos, avisos, links e também compartilhamos textos e vídeos interessantes como sugestão da escola.   Alguns alunos já criaram há algum tempo comunidades para discussão de um trabalho apresentado sobre a AIDS e postaram vídeos criados por eles no Orkut.
Uma coisa que desperta grande entusiasmo nos alunos, gerando criatividade é quando eles sabem que os melhores trabalhos serão publicados no blog da escola. E isso nós devemos explorar bastante, mas para que não aja dispersão dos alunos, devemos ser bem objetivos.

Mas reconheço que podemos aproveitar muito melhor esse espaço colaborativo articulando-o às diversas áreas do conhecimento e permitindo o seu acesso aos alunos despertando neles o interesse pelos conteúdos.

Pesquisar aqui

Frase do dia