terça-feira, 19 de julho de 2011

Minha vivências utilizando mídias e tecnologias


Sou professora de Arte e em minha trajetória tenho trabalhado alguns projetos, porém houve um que trabalhei em 2007, que apresentou um resultado final muito gratificante. 
O projeto foi trabalhado com os alunos da 2ª série do Ensino Médio. Todos deveriam pensar em conjunto sobre alguma campanha a ser divulgada. Os temas poderiam ser de saúde e conscientização da sociedade. Fizemos uma votação e após os assuntos escolhidos a turma foi dividida em cinco equipes: DST, Aborto, Doação de Órgãos, Violência e Meio Ambiente. Cada equipe dividiu-se em criação, planejamento e distribuição. Todos podiam e deveriam participar opinando em todas as áreas de atuação. Teriam que explorar o assunto em diferentes mídias e o trabalho deveria ultrapassar os muros da escola.
A criação foi responsável pelos textos e imagens relativas à campanha. O planejamento identificou os espaços adequados para fazer as comunicações e os veículos mais coerentes para atingir ao objetivo proposto e arrecadou a verba entre os componentes para a realização do trabalho. A distribuição ficou responsável por distribuir e divulgar o trabalho em diversos veículos.
Fiquei vibrando com o entusiasmo deles querendo saber sempre mais, pedindo orientação de fontes de pesquisa, fazendo entrevistas com professores de outras disciplinas, médico, promotor, padre, secretários municipais etc.
No dia da exibição do projeto, todos estavam irrequietos e ao mesmo tempo empolgados para mostrar o resultado de dias de encontros, discussões, entrevistas, muita pesquisa em livros e na internet e muita canseira. Eles utilizaram recursos variados. Partiram da elaboração de slides com os temas e fotos, gravações com depoimentos de algumas mães que praticaram aborto clandestino, pessoas vítimas de violência, depoimentos de médicos e enfermeiros sobre DST e entrevista com um padre sobre o aborto. Todos os testemunhos foram muito emocionantes e serviram de ensinamento e experiência de vida para os alunos. Todas as equipes confeccionaram cartazes, panfletos, folhetos, mural, camisetas, faixas e escreveram artigos para publicar no jornal do colégio. Algumas equipes preparam vídeos e uma delas fez uma homepage. 
Os alunos da equipe de DST fizeram entrevistas com médicos, enfermeiros e tomaram alguns depoimentos de pacientes. Confeccionaram faixas e cartazes, distribuíram camisinhas e panfletos que eles conseguiram na Secretaria de Saúde. Exploraram vídeos e reportagens de vários tipos de DST, fizeram uma campanha a favor da prevenção da AIDS no Orkut Campanha Aids e distribuíram várias camisinhas com alguns folhetos explicativos da doença.
A equipe que ficou com o tema do aborto também utilizou de diversas mídias para divulgação de sua campanha. Os alunos fizeram a apresentação através de Power pointer, mostraram em gráficos o resultado de mortes por aborto clandestino em nosso município, apresentaram vídeos com entrevista de médicos e depoimento de algumas mães adolescentes e, fizeram um stander com alguns fetos que eles trouxeram do laboratório de uma faculdade. E assim continuou o trabalho das outras equipes.
Finalizamos o trabalho com uma caminhada pelas principais ruas da cidade, na qual utilizamos carro de som e terminamos no Comércio Esporte Clube com os standers de cada equipe onde elas mostraram vídeos dos trabalhos realizados e distribuíram materiais das campanhas de cada equipe. O resultado final teve uma repercussão muito positiva, pois foi visto por todos os alunos da escola, pelos pais, professores e pessoas convidadas para participarem da I Gincana Cultural do Colégio Potencial. Infelizmente não havíamos criado o blog da escola na época para divulgar todo o trabalho dos alunos. 
Continuo procurando diversificar as tecnologias e tornar as aulas mais encantadoras, procuro utilizar todos os recursos que despertem interesses de meus alunos e já sugeri outros trabalhos de multimídias nos anos seguintes com outros temas, mas jamais esqueci o trabalho apresentado pelos alunos de 2007. 

Maria Umbelina M. Gadelha
Disciplina: M.E - Mídias na Educação

Mediadora: Andrea Duque
Curso: Especialização em Tecnologia
Puc/Rio

Pesquisar aqui

Frase do dia