terça-feira, 5 de abril de 2011

AEE- Atendimento Educacional Especializado



 No decorrer dos últimos anos, a educação inclusiva, no Brasil, vem se desenvolvendo e se firma consideravelmente.
O ano de 2008 foi determinante com a implantação das políticas públicas voltadas para a Educação Inclusiva e com a criação de decretos e diretrizes normalizando, formalizando e estruturando o Atendimento Educacional Especializado para pessoas com deficiência. Entretanto apesar de o AEE ser garantido por lei, não é obrigatório.
O AEE deve fazer parte do Projeto Pedagógico da Escola, para que seja uma ação de toda a comunidade escolar e não somente do professor especializado.
O atendimento especializado destina-se a alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, devendo ser oferecido preferencialmente na mesma escola que o aluno freqüenta o ensino regular em turno contrário.
O professor do AEE trabalha caso a caso, procurando a melhor forma e recursos para trabalhar com o aluno na construção de sua aprendizagem. O AEE funciona como outros cursos similares que complementam os estudos.
Trabalho na sala multifuncional de uma escola municipal com alunos que apresentam os seguintes casos: cegueira, surdo, Síndrome de Down, autista, deficiência mental e superdotado.  A nossa equipe é composta de dois psicólogos, uma fonoaudióloga, uma psicopedagoga e três professoras do atendimento.
Cada dia é um desafio, mas é compensador quando observamos os avanços de nossos alunos. Estou lá apenas duas vezes por semana auxiliando um aluno com cegueira. 
Quando a psicopedagoga pediu a minha ajuda fiquei meio desnorteada procurando uma forma para explicar os conteúdos de Matemática que o aluno estava com dificuldade na sala regular. Ele estuda a 5ª série, é muito exigente, perfeccionista e muito disciplinado. 
Passei os primeiros dias preparando material para explicar para ele os conteúdos exigidos e o resultado foi muito gratificante para nós dois, pois ele perdeu o medo não apenas da Matemática, mas também de Artes, uma disciplina que ele temia muito, embora eu não entenda o porquê e, eu também aprendi muito e ganhei mais experiência. 
Além da inclusão na sociedade, a Educação Especial possibilita a ampliação das oportunidades de escolarização e a formação do aluno, por isso, o professor de AEE deve preparar-se, identificar as necessidades do aluno e participar das formações continuadas.

Pesquisar aqui

Frase do dia