quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Projeto Pedagógico Utilizando Texto Imagem e Som


Eis mais um trabalho apresentado durante a especialização de Tecnologias em Educação. O projeto aqui postado está incompleto, mas creio que ainda assim poderá ajudar a alguém.

Maria Umbelina Marçal Gadelha
Disciplina: Texto, Imagem e Som
Turma: PI03TIS
PUC/RIO

PLANO DE REALIZAÇÃO

Definição e caracterização do problema
Projeto: Descobrindo Monteiro Lobato e a Magia de Ler e Escrever.
Clientela: alunos do Ensino Fundamental
Período: 04/08/2020 a 22/11/2010
Lançamento: 04/08
Conclusão: 22/11

1 Justificativa:
Em novembro a nossa escola “Potencial Floriano” comemora 13 anos de fundação, por isso, pensou-se no projeto Descobrindo Monteiro Lobato e a Magia de Ler e Escrever, visando conhecer mais sobre a vida desse contista, ensaísta, tradutor e escritor, este grande nome da literatura brasileira. "Lobato nunca fez literatura por literatura. Poucos escritores botaram tanta intenção, tanto sofrimento, tanta preocupação e tão sério amor, nos seus livros e nos seus artigos, como o fez ele, em sua literatura combativa e tantas vezes combatida" (ORÍGENES LESSA). Numa época em que os livros brasileiros eram editados na Europa, Monteiro Lobato tornou-se também editor no Brasil, implantando com isso, uma série de renovações nos livros didáticos e infantis. 
Reconhecemos que a leitura de histórias aproxima o estudante do universo letrado e colabora para a democratização da escrita, por isso, é importante favorecermos a familiaridade dos alunos com as histórias e a ampliação de seu repertório, pois a leitura promove a individualidade do homem e sua relação com o outro e o meio, estabelecendo um conceito global do mundo.

2 Objetivo principal
  • Desenvolver a leitura e a escrita como forma de comunicação, como expressão percorrendo fontes diversas, confrontando opiniões e situando a época de cada texto de Monteiro Lobato.

3 Objetivos específicos
  • Ampliar a expressão oral através de textos e atividades relacionadas com a vida social do aluno;
  • Analisar o assunto principal da história e avançar nas hipóteses de leitura e escrita;
  • Conhecer a biografia de Monteiro Lobato e suas obras e confeccionar um mural informativo.
  • Contar uma história retirada de um livro, mostrar também em CD e/ou vídeo, traçar comparações e ao final ilustrar ou montar um livro com os principais personagens de Monteiro Lobato.
  • Despertar no aluno interesse e o encantamento pela leitura;
  • Pedir aos alunos que leiam um conto e o recontem introduzindo o elemento da modernidade.
  • Estudar as questões gramaticais de relevância para a compreensão do funcionamento da linguagem oral e escrita;
  • Expressar com clareza a compreensão dos textos lidos;
  • Proporcionar situações de leitura compartilhada e uso da biblioteca da escola;
  • Reproduzir a linha do tempo de Monteiro Lobato;
  • Desenhar um mapa localizando Taubaté a cidade natal do escritor e a cidade; Monteiro Lobato que recebeu o nome em sua homenagem;
  • Localizar os países citados nas obras estudadas e identificar as características físicas de cada região;
  • Estudar o contexto histórico da época de Monteiro Lobato;
  • Relatar como Lobato Contrapõe seus heróis, indianista e caboclo em Urupês.

4 Conteúdo curricular
  • Leitura e produção de textos descritivos;
  • Estudo dos aspectos lingüísticos do texto: ortografia, pontuação, coerência e coesão textual; as ilustrações: o texto, a imagem e o autor;
  • Gêneros e Tipos textuais;
  • Texto narrativo: seqüências narrativas; marcadores de tempo;
  • Texto descritivo: descrição e ponto de vista;
  • Texto argumentativo: seqüências argumentativas, persuasão, parágrafo argumentativo;
  • Textos Literários e não literários;
  • A produção de textos orais e escritos (dramatizações, relatórios, frases de protesto);
  • Dramatização;
  • Releituras; desenho; charges; pintura; caricatura e ilustrações;
  • Reprodução da linha do tempo de Monteiro Lobato;
  • Desenho de mapa;
  • Localização de países;
  • Contexto histórico da época de Monteiro Lobato.
  • Caracterização dos heróis de Urupês.
4.1 Disciplinas envolvidas
  • Português; Literatura; Arte, História; Geografia, Sociologia.
5 Plano de ações
  • O projeto interdisciplinar será desenvolvido em 17 ações:
  • Ação 1
Apresentação do pré-projeto pela equipe pedagógica contendo os objetivos e ações que serão de responsabilidade da escola; divulgação e campanha de doação de livros.
Palestra de abertura oferecida por um contador de histórias. 
Tempo previsto: 15 dias
Atores envolvidos: Diretores; Coordenadores; Professores; Alunos; Familiares
Subprodutos: Projeto
  • Ação 2
Após a apresentação do vídeo com uma breve biografia e obra de Monteiro Lobato, os alunos comentar que os alunos participarão de um projeto sobre o mesmo, em que terão oportunidade de conhecer um pouco sobre a vida do escritor e seus principais personagens. Um aluno ficará responsável por registrar em cartaz os dados principais da vida do autor, que será colocado no pátio, em um mural informativo.
Tempo previsto: 02 aulas
Atores envolvidos: Professores; Alunos
Subprodutos: produção textual
  • Ação 3
Após a leitura de algumas histórias, os alunos, em duplas, elaborarão uma lista com os nomes dos personagens do Sítio que eles conhecem. Após a revisão coletiva da lista, um aluno passará a mesma, a limpo em um cartaz, que será fixado no mural da escola, para socialização com os demais alunos.
Tempo previsto: 04 aulas
Atores envolvidos: alunos
Subprodutos: produção de texto
  • Ação 4
A professora levará para a classe Episódios do programa de tevê do Sítio do Pica-pau Amarelo. Após o filme, os alunos irão comentar a parte que mais gostaram e farão uma ilustração da mesma. As ilustrações comporão outro painel, que ficará exposto no mural do pátio da escola.
Tempo previsto: 04 aulas
Atores envolvidos: professor; alunos
Subprodutos: produção de texto e de imagens; painel
  • Ação 5
A classe será dividida em grupos de quatro alunos. Cada grupo sorteará o nome de um dos personagens do Sítio e elaborará uma ficha descritiva sobre ele (características físicas, psicológicas etc.)
Tempo previsto: 02 aulas
Atores envolvidos: alunos
Subprodutos: produção textual
  • Ação 6
As fichas elaboradas pelos alunos serão revisadas coletivamente, na lousa, quando todos da classe poderão dar suas contribuições para o enriquecimento do texto.
Tempo previsto: 03 aulas
Atores envolvidos: alunos
Subprodutos: produção coletiva de texto
  • Ação 7
Após a revisão, um aluno de cada grupo passará o texto a limpo. Cada grupo ilustrará seu personagem e todas as fichas descritivas comporão o mural do pátio.
Tempo previsto: 03 aulas
Atores envolvidos: professor; alunos
Subprodutos: produção e ilustração de texto; mural 
  • Ação 8
Um aluno de cada grupo digitará os textos das fichas e entregará aos outros alunos para compor um livro/álbum dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo, que será levado para casa.
Tempo previsto: 04 aulas
Atores envolvidos: alunos
Subprodutos: livro
  • Ação 9
Serão sorteados três grupos: um grupo ensaiará uma cena com personagens de Monteiro Lobato para dramatizar; outro cantará a música de abertura do Sítio do Pica-pau Amarelo e outro grupo gravará um vídeo ou CD, apresentando vida e obra do autor do Sítio para ser apresentado no auditório para todos os alunos da escola.
Tempo previsto: 04 aulas
Atores envolvidos: alunos; professores
Subprodutos: dramatização; música; produção de vídeo
  • Ação 10
Distribuir contos diferentes aos alunos organizados em grupos. Entregar um envelope com palavras que representem objetos da modernidade. Pedir que leiam e recontem o conto lido, introduzindo o elemento da modernidade.
Tempo previsto: 02 aulas
Atores envolvidos: alunos
Subprodutos: produção oral
  • Ação 11
Dispor um baú de histórias, com vários livros para serem lidos, trocados, contados, desenhados, reescritos e baú da fantasia para que possam dramatizar a(s) história(s) contada(s). Usar voz expressiva, animando a leitura, fazendo perguntas e comentários, imitando e inventando vozes para cada um dos personagens, montando cenários e enfatizando situações emocionantes.
Tempo previsto: 4 aulas
Atores envolvidos: alunos, professores, coordenação
Subprodutos: dramatização
  • Ação 12
Dividir a classe em equipes de quatro alunos e sortear os tópicos: linha do tempo de Monteiro Lobato, charges e fotografias, desenho e pinturas e baú de frases. A primeira equipe deve escolher uma mídia para apresentar a linha do tempo; a segunda equipe apresentará um álbum com as charges desenhadas pelos alunos e cópia das fotografias de Lobato; a terceira equipe fará releitura dos desenhos e pinturas e a quarta equipe deverá caracterizar-se de Lobato e gravar um vídeo com as suas famosas frases. Tudo será apresentando no auditório para toda escola assistir.
Tempo previsto: 04 aulas
Atores envolvidos: alunos, professores, coordenação e direção.
Subprodutos: produção de linha do tempo; álbum com charges e fotografias; releituras de desenhos e pinturas e vídeo com frases de Monteiro Lobato.
  • Ação 13
Após estudar a vida e obra de Monteiro Lobato, os alunos devem localizar no mapa a região em que ele nasceu em seguida, devem reproduzir o mapa localizando as cidades em que ele nasceu, viveu e a cidade que recebeu o nome em sua homenagem.
Tempo previsto: 02 aulas
Atores envolvidos: alunos, professores, coordenação e direção.
Subprodutos: desenho de um mapa
  • Ação 14
A partir da obras lidas, após sorteio, os alunos devem produzir em equipes de quatro pessoas, slides identificando as características físicas, sociais e culturais das regiões onde se passam os episódios.
Tempo previsto: 03 aulas
Atores envolvidos: alunos, professores.
Subprodutos: produção de slides
  • Ação 15
O professor deverá dividir a turma em duplas para que pesquisem em livros ou na Internet o contexto histórico da época em que viveu Monteiro Lobato, num dia marcado será feito um seminário onde eles apresentarão a pesquisa.
Tempo previsto: 03 aulas
Atores envolvidos: alunos, professores.
Subprodutos: seminário
  • Ação 16
O professor deverá sortear os contos de Urupês entre os alunos e dividir a turma em dois grupos. Em data marcada um grupo apresentará as características do herói indianista de Lobato e o outro grupo apresentará o caboclo caracterizado por ele, o Jeca. No final ambos apresentarão uma análise do Jeca com os seguintes pontos: o retrato do caboclo apresentado elo escritor é justo? Quem é responsável por sua miséria e abandono? Esta atividade deve ser escrita e publicada no jornalzinho da escola para que todos compartilhem.
Tempo previsto: 03 aulas
Atores envolvidos: alunos, professores.
Subprodutos: jornal
  • Ação 17
Encerramento do projeto com a conclusão final dos trabalhos, apresentação de palestra e lanche.
Tempo previsto: 03 aulas
Atores envolvidos: alunos, professores, coordenação, direção e convidados.
Subprodutos: Exposição de todos os trabalhos: vídeos, livros, álbuns, murais, jornal, música, pinturas.

6 Tempo total de realização do projeto 

 04 meses (agosto a novembro)

 7 Material e suporte necessário  

 Cartolinas, caneta hidrocor, lápis de cor, caneta pilot, papel ofício, figuras, quadros, régua, lápis, caneta, borracha, roupas para dramatizações, filme para fotos, computador, CDS, DVD máquina para xerox, impressora, cartuchos para impressora,  máquina fotográfica, livros de histórias.

 8 Fontes de pesquisa

BANCO DE DADOS FOLHA. Monteiro Lobato. Disponível em <http://almanaque.folha.uol.com.br/monteirolobato.htm> Acesso em: 15 jul. 2010.

BRASÍLIA. Parâmetros Curriculares da Educação. MEC, 1996.

GNERRE, Maurizio. Linguagem, Escrita e Poder. Martins Fontes.

MACHADO, João Luís de Almeida. Sítio do Pica-Pau Amarelo: Marmelada de Goiaba, Goiabada de Marmelo. Disponível em: <http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=214> Acesso em: 15 jul. 2010.

MONTEIRO LOBATO. Disponível em <http://lobato.globo.com/> Acesso em: 15 jul. 2010.

________. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Monteiro_Lobato> Acesso em: 13 jul. 2010.

PROJETO MEMÓRIA. Monteiro Lobato. Disponível em <http://www.projetomemoria.art.br/MonteiroLobato/index2.html> Acesso em: 15 jul. 2010.

RECORD, Rádio. Entrevista com Monteiro Lobato. Disponível em: 
<http://www.youtube.com/watch?v=KD9LdEbvp1I> Acesso em: 13 jul. 2010.

SOUZA, Laé. Projetos de Leitura. Disponível em <http://www.projetosdeleitura.com.br/proj02.html> Acesso em: 15 jul. 2010.

YOUTUBE. As Caçadas de Pedrinho - Vídeo 1 – 198. Disponível em: 
<http://www.youtube.com/watch?v=Pyoco-ZhmCE&feature=related > Acesso em: 13 jul. 2010.

YOUTUBE. Monteiro Lobato – mais educação. Disponível em: 

YOUTUBE. O Pica-pau Amarelo-Vídeo 5-1977. Disponível em: 

YOUTUBE. Sítio do Pica-pau Amarelo -- Vinheta de Abertura (2ª Versão). Disponível em:  

YOUTUBE. Sitio do Pica-Pau Amarelo - Abertura [Canal Futura 2009]. Disponível em:  <http://www.youtube.com/watch?v=ngi9sXfjmtM&feature=related> Acesso em: 15 jul. 2010.

YOUTUBE. Sítio do Pica-pau Amarelo (Antigo). Disponível em:  

 9 Formas de avaliação

A avaliação será diagnóstica, mediadora e contínua visando acompanhar o progresso do aluno e suas dificuldades de aprendizagem.  Será realizada de forma cooperativa de todos os elementos envolvidos no processo, mediante o processo de comparação da fase inicial, do desenvolvimento e fase final do projeto.
Cada professor pode estabelecer um cruzamento do desenvolvimento de cada aluno, segundo os objetivos traçados a fim de detectarmos as necessidades que não conseguirem ser supridas.
Individualmente serão observadas: a participação nas atividades; empenho no levantamento de dados; respeito às manifestações dos colegas; contribuição no trabalho em grupo; produções orais, escritas e visuais e o empenho na realização do produto final.

Pesquisar aqui

Frase do dia