quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O que podemos melhorar?




O Que Podemos Melhorar

A preocupação com a melhoria da qualidade da "Escola do Bairro Cinza " aponta necessidades básicas como, por exemplo, democratização e participação da gestão escolar. O que podemos melhorar? Diante do mencionado, várias mudanças são necessárias, uma forma de o professor fazer a diferença é deixando de encarar o trabalho como uma obrigação e passar a ver cada aluno com um ser humano individualizado, provocar situações de aprendizagem, oferecer-lhe a oportunidade de entender o que está fazendo na escola e gostar daquilo que faz. 

A primeira idéia é a habilitação do corpo docente para que se desenvolva um trabalho em conjunto, no sentido de desenvolver competências que permitam aprender e construir de forma participativa, que todos que tomem parte no processo educacional da instituição estejam presentes nas decisões, envolvidos nas construções de propostas e no processo de acompanhamento e avaliação. O professor pode valorizar a experiência que o aluno traz para a escola e incentivá-lo a mostrando que essa experiência também é importante e é conhecimento.

A segunda idéia é a implementação de planos, programas e projetos pelo professor, pois cenário atual requer habilidades em tecnologias e o aperfeiçoamento contínuo para a aplicação dessas tecnologias na educação escolar. É seu papel, portanto, oferecer aos alunos circunstâncias que lhes permitam ampliar suas potencialidades de acordo com a fase evolutiva em que se situam  e com os interesses que os levem à ação. Por isso, o currículo deve ser funcional e fornecer condições favoráveis à aplicação e integração desses conhecimentos. 

A terceira idéia é que para realizar uma boa atuação docente, o professor deve fazer um planejamento de ensino cooperativo; participar, elaborar e organizar planos em diferentes níveis de complexidade para atender as necessidades de seus alunos. Elaborar e aplicar projetos de aprendizagem cooperativa, que permitam desenvolver e compartilhar um objetivo comum; compartilhar idéias em rede, em processo de construção coletiva, de modo que todos os envolvidos possam interagir e construir de maneira conjunta novos conhecimentos. Nesse processo a Internet favorece a construção cooperativa. Em um trabalho professores e alunos podem participar virtualmente de uma pesquisa em tempo real, um projeto entre vários grupos. 

O professor pode utilizar algumas estratégias para transformar a melhoria da qualidade do ensino trabalhando colaborativamente como: criação de jogos interativos, criação de páginas de alunos, como um espaço de referência, construindo e colocando o que acontece de mais importante, os endereços, as análises, as pesquisas. Além disso, pode-se incentivar a criação de sítios individuais ou coletivos, pois, o uso da internet promove a interação, a cooperação, desde que exista um objetivo comum entre as pessoas para que se possa solucionar problemas em conjunto, e se construa a aprendizagem, o saber coletivo, dentro de um ambiente apropriado, capaz de promover esta interação, com a exposição de idéias e a troca de informações. 
Há no you tube muitos vídeos de jogos cooperativos que mostram atividades de aprendizagem cooperativas que podem ajudar a implementar as aulas do professor.

Finalmente, além de estimular a participação desses alunos, planejando, executando e avaliando juntos, é indispensável que os professores desenvolvam habilidades necessárias à vida em comum com os colegas, proporcionando, entre outros aspectos, crescimento profissional, ajustamento às mudanças, exercício da autodisciplina e responsabilidade nas decisões conjuntas.  E assim, sugiro que a escola receba o nome Escola Funcional do Bairro Progresso e desenvolva ações como:

  • Atuar de maneira integrada; direção e equipe pedagógica da escola para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem;
  •  Realizar Projetos organizados de acordo com o interesse dos alunos, de forma interdisciplinar, buscando uma fusão de vários conteúdos, por exemplo; feiras, mostra de talentos, gincanas, etc.
  • Elaborar um projeto pedagógico próprio construído de forma coletiva, divulgando a proposta educacional e incluindo no calendário escolar as reuniões de Conselho de Escola, para que os pais, professores e representantes da comunidade possam efetivamente participar;
  • Trabalhar em equipe avaliando as práticas planejadas, discutindo com os envolvidos e sugerindo inovações;
  • Estabelecer metas a serem atingidas em função das necessitadas explicitadas no trabalho dos professores;
  • Acompanhar o desempenho dos alunos, orientando os docentes e pais para a criação de estratégias diferenciadas e mais apoio direcionados aos que tiveram baixo desempenho.

Bibliografia:
MANN, Stella Terrill. Aprendizagem Cooperativa/Collaborativa. Disponível em: http://www.studygs.net/portuges/cooplearn.htm Acesso em: 17 março 2010.
PIAGET, Jean. Crônicas da Terra. Disponível em:<http://web.ccead.puc-rio.br/extras/Gilda/vídeos/Piaget>
WIKIPEDIA. Aprendizagem cooperativa. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Aprendizagem_cooperativa> Acesso em: 17 março 2010.
VÍDEOS.  Disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=Q2STc0KgmF4&feature=player_embedded



Maria Umbelina M. Gadelha
Disciplina: Design Didático (D.D)
Mediadora: Andrea Duque
Curso: Especialização em Tecnologia
Puc/Rio

Pesquisar aqui

Frase do dia