quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

É possível aprender solucionando problemas?


A aprendizagem começa a acontecer desde o nosso nascimento, primeiramente em nosso meio familiar em seguida, em nossa comunidade e, finalmente na escola de forma sistematizada. E continuamos durante a nossa existência em processo de aprendizagem a cada momento de nossa vida. Por isso, nós professores somos colocados diante de situações problemas constantemente e precisamos sempre encontrar soluções adequadas através do raciocínio e do conhecimento adquirido.
Um exemplo de uma situação problema que enfrentei foi quando descobri o bulling na escola, fiquei muito preocupada, e após conversas com outros profissionais da escola, percebi que a situação era mais complexa do que eu pensava, era também de difícil solução, e que não era um problema para ser resolvido individualmente, mas coletivamente. Um problema que precisaria da ação de toda equipe escolar, teríamos que realizar uma série de ações previamente planejadas para alcançar o resultado desejado.
O insight ocorreu na hora em que um aluno chegou queixando-se do colega que o apelidara deixando-o muito furioso. Tive uma conversa séria com os dois envolvidos: agressor e vítima, deixei o agressor meditando, coloquei-os frente a frente, e, finalmente o pedido de desculpas com os dois abraçando-se. Aí veio o “flash”, veio a idéia de trabalhar um projeto sobre a questão do bulling para vencer os desafios apresentados de intimidação, violência, apelidos e foi o que fizemos.

Umbelina
Texto no eproinfo


Maria Umbelina M. Gadelha
Disciplina: C.A  Concepções de Aprendizagem
Mediadora: Andrea Duque
Curso: Especialização em Tecnologia
Puc/Rio

Pesquisar aqui

Frase do dia