quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pergunta de partida

 Tema: Uso pedagógico das mídias nas escolas: práticas inovadoras
Pergunta de partida: Como utilizar os meios de comunicação de massa e interativos na escola?

Estamos vivendo uma era de enormes mudanças em todos os campos de nossa vida. A inserção das mídias na escola não é algo tão novo, antes das mídias digitais, as escolas já utilizavam a televisão, o som, O CD, o DVD e o cinema, mas nem sempre aplicando a metodologia correta, pois não se interagia nem se trabalhava de forma colaborativa. Os alunos permaneciam mesmo como passivos expectadores no processo educativo.
Agora com o advento do computador e da Internet há um demasiado fascínio em torno dessas mídias, enquanto as outras mídias vão caindo no esquecimento como se não fossem mais importantes e, como diz Moran (2007), como se já as dominássemos, o que não sucede, pois passamos muito rapidamente do livro para a televisão e vídeo e destes para o computador e a internet, sem aprendermos e explorar todas as possibilidades de cada meio.
A nossa sociedade necessita de pessoas abertas, inovadoras, confiantes, dispostas a aprender continuamente e que saibam trabalhar em grupo. Por isso, fiz a escolha pelo tema: Uso pedagógico das mídias nas escolas: práticas inovadoras, com o objetivo de saber mais sistematicamente sobre o que se tem escrito sobre o assunto escolhido para o trabalho. Diante disso surgem as seguintes dúvidas como: 
Como integrar as mídias na escola? 
Quais são os problemas que enfrentamos com as mídias digitais? 
Mídias na escola: essa prática que faz diferença? 
Quais são as possibilidades e desafios da utilização crítica das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação pelas instituições de ensino? 
Como os professores poderão inovar suas práticas pedagógicas com os recursos da Internet e da TV Digital?
Espero a partir da revisão de literatura, durante a pesquisa, encontrar resposta esses e outros questionamentos.

Pesquisar aqui

Frase do dia