terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ferramentas de autoria

Na disciplina Projeto Utilizando Ferramentas de Autoria (AUT), a mediadora Andréa na atividade final entre tantas ferramentas da Internet, pediu que escolhêssemos 3 e justificássemos as nossas escolhas.
Confesso que ainda tenho dificuldade em trabalhar com algumas ferramentas porque ainda não me familiarizei o bastante com elas e acabei por escolher:o email, o blog e o fórum.
  • A primeira ferramenta que escolhi foi o email por ser uma ferramenta de comunicação virtual das mais conhecidas e utilizadas pelos usuários da Internet, é um meio rápido, eficiente e de fácil utilização.
Utilizei o email  como forma de interação professor-aluno, tanto nos cursos de formação continuada quanto na escola regular.
Na escola regular o utilizei ara passar lista de exercícios para alunos que se encontravam distante e tinham que obedecer ao prazo estabelecido pelo calendário escolar. Na lista de exercícios, os alunos que moravam em outro município tinham que me enviar um relatório e alguns documentos anexos que poderiam ser: um vídeo, fotografias ou documentário sobre a arte local.
E a partir do uso dessa ferramenta, o trabalho foi desenvolvido dentro do prazo instituído.
Em meu entender nos cursos de formação a distância essa ferramenta é a forma de interação mais indicada entre professor e aluno, pois permite a comunicação eficiente e rápida.
  • A segunda ferramenta optei pelo blog por todas as facilidades que ele oferece: gratuidade, postagem, usabilidade, utilidade, abrangência, viabilidade.
Acho tanto o blog quanto o site ferramentas de fácil utilização e eficazes como meio de comunicação. Por isso, já criei um site para resgatar a história e a cultura do nosso município, o Acervo da Semed; um site pessoal para disponibilizar textos, monografias e alguma poesia.
Também criei alguns blogs: de orações, de variedades e de educação.
O blog da escola tem finalidade dialógica. Essa ferramenta permite-nos comunicarmos com os alunos e pais mais distantes. Na página da escola colocamos avisos, horários, disponibilizamos textos, compartilhamos vídeos, fotografias, enquetes, etc.
E finalmente como tarefa final da disciplina AUT, criei este blog - Educação e Tecnologia - com o objetivo de trocar experiência com outras pessoas no contexto educacional, pois dentre a variedade de ferramentas disponíveis, essa é uma das mais fáceis de manusear, além de oferecer muitas possibilidades de utilização.

  • A terceira ferramenta escolhida foi o fórum. Selecionei essa ferramenta que pode ser bastante útil no contexto educacional e proporcionar discussões, debates, apresentação de conteúdos e outros.
A minha experiência em fóruns tem acontecido nos cursos de formação. Essa ferramenta apresenta condições favoráveis aos usuários como, por exemplo, o diálogo não linear, a organização prévia do conteúdo, incita-se os alunos à participação, o arquivamento das participações.
No fórum os alunos podem participar concordando ou discordando do tema apresentado, acrescentando seus conceitos e construindo de forma participativa um novo conhecimento, como tem ocorrido nos fóruns que discutimos no eproinfo.
Há outros fóruns que gosto de acompanhar como, por exemplo, os que são apresentados no site arte na escola.

Opinião

Porém tenho percebido em minhas navegações que muitas pessoas têm receio em participar de fóruns, talvez seja por insegurança, não sei. Mesmo aqui quando faço alguma enquete raramente as pessoas participam. Há também os comentários que os visitantes não gostam de fazer. Em todos os meus blog percebo esse receio dos navegantes. 


Maria Umbelina M. Gadelha
Disciplina: Prática Pedagógica Ferramentas de Autoria (AUT)
Mediadora: Andrea Duque
Curso: Especialização em Tecnologia
Puc/Rio

Pesquisar aqui

Frase do dia