quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A Força do Condicionamento

Quando você está em casa e, de repente, percebe que está atrasado para ver o seu programa favorito de TV, você executa vários atos reflexos, aprendidos principalmente desde a sua infância, como andar depressa até o aparelho; apanhar o controle remoto, apertar botões, etc. Essas ações seriam exemplos de aprendizagem de atos (condicionamento operante)?

Sobre a força do condicionamento, pode-se dizer que várias atividades que exercemos, fazemo-nas sob condicionamento, pois de acordo com Skinner para cada espécie de comportamento há um tipo de aprendizagem ou condicionamento e, que através do condicionamento percebemos antecipadamente acontecimentos geradores de agrado ou de desagrado.

De acordo com os behavioristas o condicionamento operante acontece através da associação estabelecida entre a ação e a conseqüência dessa ação. Assim sendo, ao longo do processo de aprendizagem do individuo, ele aprende a resposta entre a ação realizadora e a conseqüência dessa ação.

Portanto, as ações contextualizadas nesta atividade, de o individuo perceber que está atrasado para ver o seu programa favorito de TV e, executar vários atos reflexos como: andar depressa até o aparelho; apanhar o controle remoto e apertar botões é exemplo de interação entre o sujeito e o meio. E esse intercâmbio, entre a ação e o efeito é fundamental, pois, a aprendizagem dos comportamentos é a resposta sobrevinda do organismo. Aprende-se que cada ação realizada exige um reforço, e no caso do programa de TV, como resposta, o cérebro aciona o sistema nervoso a realizar a ação aprendida ao longo do tempo.

O condicionamento operante é comprovado pelo fato de se buscar uma saída para a situação nova que foi apresentada, pois neste tipo de condicionamento algumas das ações produzidas podem trazer recompensas ou punições, e no caso citado, a recompensa seria justamente a satisfação de assistir ao programa favorito. 

Vídeos
Encenação da experiência feita pelo fisiólogo russo de Ivan Pavlov que marcou a descoberta do condicionamento reflexo.
O cão Pavlov:
Skinenr fala sobre a máquina de ensinar enfatizando os benefícios para a aprendizagem dos alunos.
Veja o vídeo: Skinner e a máquina de ensinar
http://www.youtube.com/watch?v=vmRmBgKQq20
Mostra um menino aprendendo por ensaio-erro. Várias tentativas de ação como age sua mãe em relação à sua irmãzinha que acabou de nascer. Veja o Vídeo-erro
http://www.youtube.com/watch?v=yRxM1AhR-ck
Atos e hábitos mostram uma menininha realizando vários atos concatenados que vão constituir um hábito em sua vida. Veja o vídeo- Condicionamento de um rato
http://www.youtube.com/
Uma reflexão sobre o quanto podemos perder esta vida, se voltarmos atrás antes de tentarmos das passos a frente. Veja o vídeo atreva-te
http://www.youtube.com/
Converta - veja o vídeo de Piaget
http://www.converta.com.br/download/youtube/
Freud - Àudio da BBC - veja o vídeo
http://www.youtube.com/watch?g
Voz de Freud - Veja o video
http://www.youtube.com/watch
Planejamento

Pesquisar aqui

Frase do dia