quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Motivação

Em todas as situações a motivação é imprescindível na vida das pessoas, pois sem ela ninguém consegue trabalhar, estudar, aprender... 

Seja qual for a atividade que o indivíduo desenvolve, ele necessita estar motivado de forma intrínseca ou extrínseca. 

Por exemplo, em uma escola há uma olimpíada de Matemática e os melhores alunos disputam entre si o primeiro lugar, ou seja, a sonhada medalha de ouro. Esses alunos são motivados pelo desejo de ganhar a medalha de ouro e, a disputa pelo primeiro lugar os leva a estudar para a olimpíada em busca do prêmio, esses alunos são motivados pela motivação extrínseca.

Em outra situação o professor vai, pouco a pouco, aguçando a curiosidade e a expectativa de seus alunos em relação ao conteúdo de sua disciplina, a tal ponto que ninguém falte às suas aulas e se interesse muito por seu desenrolar, esse é um caso de motivação intrínseca, pois o professor acentua a curiosidade dos alunos em relação à sua disciplina e eles vão desenvolvendo o interesse pelas aulas, portanto a motivação está no desejo inerente de satisfazer as suas curiosidades.

Outra situação é a do aluno que admira muito o período histórico renascentista e, por isso, sempre procura saber mais sobre o tema pesquisando documentos, freqüentando bibliotecas e arquivos históricos. Aí recebe o prêmio Jovens Pesquisadores, que o deixa muito encantado, nessa situação, a vontade, a curiosidade do aluno em saber mais sobre o tema que tanto o interessa, faz com que ele sinta-se cada vez mais motivado para saber sempre mais, o prêmio recebido foi uma decorrência de seu empenho, não foi o agente, o que caracteriza uma situação de motivação intrínseca.

M. Umbelina M. Gadelha. Texto adaptado. Forum. Disponível em:

Pesquisar aqui

Frase do dia